Bombas de água são máquinas para transporter água, e têm um papel fundamental na agricultura, já que transportam água da fonte às plantações. Bombas de água podem ser usadas em conjunto com diferentes técnicas de irrigação, como gotejamento, sprinkler e mangueira.
Existem vários tipos de bombas de água disponíveis, das mais simples, operadas manualmente, àquelas que funcionam alimentadas por combustível ou eletricidade.
Como funcionam as bombas de água?
Bombas de água podem funcionar de várias maneiras diferentes, mas em termos simples, elas consistem de três partes principais: ponto de entrada, sistema de bombeamento, e saída.
A água é coletada pela bomba pela entrada, através da diferença de pressão produzida pelo Sistema de bombeamento, que faz com que a água se mova de uma área com alta pressão para uma área com baixa pressão. Essa diferença de pressão é utilizada para mover a água através da bomba até o ponto de saída, onde ela sai da bomba por uma mangueira e chega à sua fazenda ou tanque de água.
Existem dois tipos principais de bombas de água, e elas são categorizadas a partir de como criam a diferença de pressão no sistema de bombeamento. Os tipos são:
- Bombas de Deslocamento Positivo – criam a diferença de pressão alterando o espaço disponível (volume) do sistema de bombeamento. Utilizando components como pistões, câmaras fechadas e válvulas, a pressão é diminuida no lado de entrada, o que faz com que a água entre na bomba. Então, a pressão é aumentada, forçando (deslocando) a água através do ponto de saída do sistema de bombeamento. (A Futurepump SF2 é um exemplo deste tipo de bomba!)
- Bombas de água centrífugas – utilizam lâminas rotativas, chamadas de impulsores, que transferem energia de rotação em correntes de água para deslocar a água através do sistema de bombeamento.
O que os dois tipos de bomba têm em comum é a necessidade de energia para funcionar, que pode vir de combustíveis ou da eletricidade ou, com um pouco de esforço, pela movimentação das partes da bomba com uma alavanca.
Que tipos de bombas de água são indicados para pequenos agricultores?
Existem muitos tipos diferentes de bombas de água, e escolher a mais adequada para sua fazenda pode ser um pouco difícil. Orçamento, tamanho da plantação, fonte de água e o quanto de água você precisa são as variáveis que você precisa considerer ao escolher uma bomba de água.
Sua fonte de água irá definir o tipo de bomba mais apropriado para você. Se você possui uma fonte de água de superfície, como um rio, lago, lagoa ou até um poço raso, com um nível de água de 0 a 7m, uma Bomba de Água de Superfície é a mais indicada para você.
Se a sua fonte de água está mais profunda do que isso, você precisará de uma Bomba de Água Submersível. Isso porque bombas de superfície não são capazes de puxar água de profundidades maiores do que 7m. A profundidade máxima que uma bomba de água consegue captar é conhecida como Altura Total.
- Bombas de água de superfície são posicionadas no chão, fora d’água, com uma mangueira saindo da entrada da bomba até a água. Essas bombas sugam água para o sistema de bombeamento e a desloca para sua plantação.
- Bombas de água submersíveis são posicionadas na água. Elas possuem cabos de for a e a mangueira de saída está acoplada à bomba embaixo d’água, então essas bombas precisam ser impermeáveis para funcionar. Essas bombas bombeiam água da fonte para a sua plantação.
A quantidade de água bombeada, conhecida como taxa de escoamento, irá variar dependendo do seu tipo de bomba e fonte de energia.
Em geral, quanto maior a profundidade da fonte de água (maior altura), menor será a taxa de escoamento, já que mais energia está sendo utilizada para transportar a água. Então, se você tiver uma quantidade constante de energia, bombear água das profundezas com uma bomba submersa (grandes alturas) irá produzir menos água que uma bomba de superfície de fontes razas (alturas menores).
A conta também se aplica à sua fonte de energia: quanto mais energia, maior a taxa de escoamento da sua bomba de água.
Como alimentar sua bomba de água?
Como dissemos acima, todas as bombas de água precisam de energia para funcionar…
Nos trópicos, as bombas mais populares são movidas à derivados de petróleo e diesel, já que parecem ser a opção mais barata da loja. Mas os custos correntes dessas bombas aumentam o preço total ao longo da sua vida útil.
Bombas de combustíveis fósseis costumam ter vida útil menor, precisam de mais manutenção, e têm gastos constantes de combustível. Além disso, poluem muito o meio ambiente, diminuendo a qualidade do ar da sua fazenda e produzindo dióxido de carbono, que contribui para as mudanças climáticas que influenciam a regularidade das temporadas de seca/chuvas.
Outra alternativa são as bombas de água manuais, como uma bomba de pedal. Elas exigem que você bombeie a água manualmente, geralmente com seus pés. No entanto, embora sejam acessíveis, essas bombas exigem muito tempo e trabalho para serem operadas.
No lado oposto, temos a bomba de água solar, com painéis solares que fornecem energia gratis e limpa para sua bomba. E a energia solar está disponível no mundo tudo, de graça!
Isso significa que você não precisa estar conectado à rede elétrica nem viajar para comprar mais combustível. Além disso, a única manutenção que você vai precisar fazer é limpar os painéis de vez em quando, para retirar a poeira e a sujeira. Por isso, acreditamos de verdade que a energia solar renovável é a melhor maneira de um pequeno agricultor alimentar suas bombas de água.
Ao alimentar sua bomba de água com energia solar, você vai:
- Economizar dinheiro, já que você não precisará comprar combustível
- Ter mais tempo para fazer outras coisas, já que não vai precisar bombear a água manualmente
- Poder fazer a manutenção da sua bomba de água por conta própria
- Conseguir irrigar sua plantação de maneira ambientalmente sustentável
Nossos Modelos de Bombas de Água Solares
As bombas de água solares da Futurepump são bombas de superfície. Elas consistem em um motor, um moinho e pistões alimentados por painéis solares. Este simples sistema possui menos partes que bombas a combustível, e sua manutenção é muito mais simples!
Preparar a máquina para o funcionamento é fácil, basta colocar os painéis em um local ensolarado da sua fazenda, ligá-los à bomba de água, conectar suas mangueiras (e qualquer método de irrigação que você possuir) e começar a cultivar sua plantação.
Nossos tipos de bomba de água foram especialmente projetadas para atender às necessidades de pequenos agricultores com um ou dois acres – por anos! Todas as bombas de água solares possuem garantia de 10 anos. Isso significa dez anos sem preocupações com combustível, esforço e com fácil manutenção!
A Futurepump SF2 é nossa maior bomba, para fazendas de até 2 acres, e nossa nova Futurepump SE1 é voltada para pequenos agricultores, com até 1 acre de terra. Você pode encontrar mais informações sobre nossos modelos aqui.