Independente do tipo de fazenda que se tem, nós garantimos que existem formas de você tornar sua irrigação mais eficiente e simples. Quando a irrigação leva menos tempo e esforço suas plantações crescem mais saudáveis e você fica mais feliz.
Apesar de cada fazenda ter suas especificidades e o que funciona melhor para cada situação depender de múltiplos fatores (tamanho da fazenda, orçamento, necessidade de água, tipo de solo, e tipo de irrigação) existem algumas dicas e truques que você poderá testar para ver qual funciona em seu caso.
Passo 1: Faça um plano
Qualquer seja a fazenda, estabelecer quais são os desafios atuais e onde você quer fazer melhorias é o passo primordial.
Como você sabe qual são as principais melhorias a serem feitas se você não mede o que está sendo feito atualmente?
Por essa razão, nós sugerimos em primeiro lugar criar um plano e ter os seus registros atualizados. Defina seus objetivos (sonhe alto!), avalie sua terra e decida a plantação e orçamento. Isso é importante pois cada plantação tem uma necessidade de água diferente, que vai influenciar muito na decisão final.
Tendo definido esses pontos você poderá começar procurando quais bombas d`água e soluções de irrigação funcionam melhor para você e sua fazenda. Ir até as lojas especializadas com clareza do que você precisa vai ajudar os vendedores a auxiliar na escolha do melhor sistema de irrigação para o seu caso.
Esse plano deve conter informações sobre:
- Qual será sua fonte de água.
- A altura da qual a água precisa ser bombeada (na superfície ou além)
- Área da plantação a ser irrigada
- Quantidade aproximada de água que a plantação requer
- Previsão da frequência que sua plantação precisará de água
- Orçamento disponível.
Passo 2: Colocando em prática o sistema de irrigação
Uma das maiores dificuldades com a irrigação é a quantidade de energia gasta para deslocar a água. Bombas de água são uma alternativa para levar a água com velocidade e pressão para a plantação.
Existem vários tipos de bombas de água disponível no mercado, isso facilita encontrar a que melhor se encaixa em sua situação.
Você poderá conseguir dicar específicas para a situação atual da sua fazenda com os distribuidores de bombas de sua localidade, mas vamos explicar brevemente os principais pontos neste material. A principal diferença entre os tipos de bombas é a quantidade de água que conseguem bombear, é isso que diferencia a potência e a durabilidade delas.
Bombas de água manuais: Essas bombas requerem que você mova fisicamente a bomba para que ela bombeie a água. Elas são mais baratas e encontradas mais facilmente, mas despedem de muito mais de seu tempo e energia para utilizar. Por esse motivo, o fluxo geralmente é baixo para essas bombas.
Bombas a combustível fóssil: Essas bombas utilizam petróleo ou diesel como energia e são capazes de mover grandes volumes de água. Também são encontradas facilmente, mas necessitam de combustível, manutenção e serviços constantemente – seu tempo hábil de uso geralmente é curto.
Bombas de energia solar: Essas bombas usam energia de painéis solares, portanto não possuem custo de combustível e não requerem muita manutenção, sendo que muitas acompanham extensas garantias. Existe uma ampla gama de capacidades disponíveis, elas podem ter custos iniciais mais altos (mas isso está mudando!).
Para um detalhamento maior sobre as diferentes bombas disponíveis e como elas podem te ajudar, acesse nosso blog “O que são bombas de irrigação?”
Passo 3: Leve a água para sua plantação da forma mais eficiente
Agora você está pronto para começar a pensar em colocar sua irrigação em prática. Aqui você encontrará muitas opções para escolher quais se encaixam melhor para suas necessidades, fazenda e orçamento.
Planejar seu Sistema de irrigação e escolher qual o tipo mais eficiente para você irá facilitar seu trabalho e melhorar a qualidade de sua plantação. Você só tem a ganhar.
Muitos fazendeiros começam utilizando métodos simples de irrigação com baldes e mangueiras. Essa pode ser uma boa forma de começar pois esses métodos são muito acessíveis e fáceis de montar. Entretanto eles não são muito eficientes – você descobrirá que a qualidade de sua plantação pode sofrer e que leva muito do seu tempo para levar a agua de uma planta para outra.
Por esse motivo nós recomendamos procurar por forma mais especificas e mecanizadas de irrigação. Isso irá tomar menos tempo e entregará água de forma mais eficiente para suas plantações.
Sprinklers e gotejamento são duas opções populares para fazendeiros menores. E existem boa razões para isso! Sprinklers são mais baratos e fáceis de utilizar. Gotejadores são muito eficientes de forma que você consegue colheitas de alta qualidade usando menos água.
Usando essa lista que você preparou no estágio de planejamento, você precisará pesquisar quais são as diferentes opções disponíveis para seu caso e quais irão funcionar melhor.
Considere as necessidades de sua irrigação e compare com os tipos mais comuns que listamos abaixo. Para mais detalhes sobre cada uma das opções acesse nosso blog sobre opções de irrigação para pequenos produtores.
Para mais informações
Caso seja de seu interesse entender a fundo sobre alguns dos fatores que podem afetar a irrigação em sua fazenda acesse nosso site, lá temos mais informaões sobre como criar um plano, identificar o solo e suas necessidades, eficiência de água, diferença entre bombas de água e tipos de irrigação.
Caso tenha alguma dúvida sobre como tornar a irrigação mais fácil em sua fazenda ou queira dicas de outros fazendeiros, envie uma mensagem em nossas redes sociais!
Na Futurepump nós somos especialistas na fabricação de bombas de irrigação solares. Nós queremos ajudar os pequenos produtores pelo mundo a ter acesso a bombas eficientes e confiáveis – cultivando suas plantações de forma sustentável pelo ano todo.
Você pode saber mais sobre nosso trabalho e nossa missão através do link futurepump.com e ver relatos de nossos clientes através de nosso canal no YouTube.